“Book Descriptions: Este livro vai trazer a seus leitores novas perspectivas para tudo o que já sabe ou quer aprender: Henrique Cymerman, judeu, luso-israelense, jornalista que conta em pormenores como escapou da morte em áreas coalhadas de gente que não tolera contatos em harmonia, como ocorreu tantas vezes com ele e sua equipe; como conseguiu falar com Arafat, quando este era inimigo mortal dos israelenses, mas o acolheu em sua sede, de madrugada; como alcançou a conversar com chefes árabes, semideuses na acepção política do termo, e ainda sair do encontro levando uma flor presenteada pelo chefe e seu filho.
Do Porto para Abu Dhabi via Tel Aviv é um caminho e tanto! Vocês vão percorrê-lo guiado por este refinado escritor que não esconde nada do que viu, testemunhou e do que aconteceu. É um livro muito agradável de se ler, além de nos dar um certo friozinho no estômago ao deparar com o espírito profissionalmente aventureiro deste jornalista que conversa com presidentes, reis e ditadores com o mesmo respeito com que se dirige aos seus mais modestos eleitores, súditos e subordinados. E com o Papa Francisco, que o nomeou “Anjo da Paz”, as gargalhadas dos dois são contagiantes (vão ler isto no episódio do Papa acompanhando Cymerman e seu cameraman até a porta, ao final do encontro entre eles…).
Ao lerem as histórias que ele conta, entrarão nesse mundo tão complexo que é a política internacional, que o autor faz parecer algo que pode ser manejado em aberto, longe de conspirações, “segredos de Estado” e outros artifícios. Com abertura de pensamento e boas intenções, pode-se conflagrar a Paz. Parecem termos excludentes, mas não são: para Cymerman, é possível fazer explodir a Paz. O estopim é o diálogo que ele estimula e quem o lê, se dá conta disto. À leitura, pois!” DRIVE