“Book Descriptions: No mundo contemporâneo, as aparências substituíram a realidade. No entanto, a fotografia, uma tecnologia historicamente a serviço da verdade, continua desempeñando uma função de mecanismo estrutural da consciência moderna: a câmera não mente, cada fotografi a é uma evidência. A partir de vivências pessoais, o autor critica esta crença e reflete sobre aspectos fundamentais da criação e da cultura atual.
Joan Fontcuberta (Barcelona, 1955) tem exercido uma atividade multidisciplinar no mundo da fotografia: criador, crítico, docente, editor e curador de exposições. Em 2010 foi publicado, também por esta editora, o livro O beijo de Judas. Fotografia e verdade, que se tornou um clássico e foi o germe da presente obra, em que o autor analisava o declínio da fotografia analógica e antecipava as mudanças que a fotografia digital traria consigo. Em 2011 ganhou o Prêmio Nacional de Ensaio de Espanha e, em 2013, o Prêmio Internacional de Fotografia Hasselblad.
Conteúdo:
- Introdução - Pecados originais - Elogio do vampiro - Vidência e evidência - Os peixes de Enoshima - A cidade fantasma - A tribo que nunca existiu - Verdades, ficções e dúvidas razoáveis - A escritura das aparências - Referências bibliográficas - Índice onomástico” DRIVE