BookShared
  • MEMBER AREA    
  • Pé do Ouvido

    (By Alice Sant'Anna)

    Book Cover Watermark PDF Icon Read Ebook
    ×
    Size 21 MB (21,080 KB)
    Format PDF
    Downloaded 584 times
    Last checked 8 Hour ago!
    Author Alice Sant'Anna
    “Book Descriptions: Pé do ouvido se inventa como um poema de formação, gênero que, como se sabe, não existe. Nos romances assim designados, uma personagem jovem parte em viagem e, a cada experiência vivida, forja, por acumulação, sua personalidade e visão de mundo. A narradora de Alice Sant’Anna certamente é jovem, mas já rodou muitas estradas. Entre uma Brook Street qualquer e o Morro Dois Irmãos, o que ela aprende é a perder - certezas, casas ou amores -, aluna aplicada na dura disciplina ensinada por Elizabeth Bishop.

    Em duas partes assimétricas, no longo monólogo da viagem e no breve recado da volta, ela depura a dúvida. É tão impossível fotografar a lua com o celular quanto apreender a vida na linguagem. Tradutora obsessiva, que a todo momento recorre à poesia japonesa para certificar-se de seus limites, ela confronta palavras (“a diferença entre solitude/ e loneliness qual é?”) e a própria expressão (“se tivesse nascido/ em outro país a voz seria outra/ e as coisas que escreve e pensa/ também seriam outras”). O poema está no que se perde, na tradução e na vida. No que a narradora não chega a compreender inteiramente de uma cultura ou na impermanência fatal de um amor. “o momento em que você percebe/ que está vivendo um momento/ por algum motivo/ um momento mais importante/ que os outros” traduz o instante decisivo de seu périplo banal. Reinstalada num quarto todo seu, a poeta que já viu materializar-se no tédio da casa um portentoso rabo de baleia agora adverte: “do outro lado da porta mora um leão/ é preciso aprender/ a abrir a porta do quarto/ com toda a delicadeza para que o leão/ não acorde”.

    É nessa delicadeza tensa que Alice afina a sua voz. Ao pé do ouvido, como se sabe, fala-se baixo. Falar assim é conquistar um interlocutor exclusivo e atento: ouvido à altura da boca, rendido por desejo, curiosidade ou apreensão. É cena de intimidade, mas pode ser de ameaça. Drama ambíguo, como o da fera adormecida no cômodo ao lado.”

    Google Drive Logo DRIVE
    Book 1

    Câmera lenta

    ★★★★★

    Marília Garcia

    Book 1

    Ladainha

    ★★★★★

    Bruna Beber

    Book 1

    Sentimental

    ★★★★★

    Eucanaã Ferraz

    Book 1

    La piedra de la locura

    ★★★★★

    Benjamín Labatut

    Book 1

    Pequena Coreografia do Adeus

    ★★★★★

    Aline Bei

    Book 1

    Um amor feliz

    ★★★★★

    Wisława Szymborska

    Book 1

    Copo Vazio

    ★★★★★

    Natalia Timerman

    Book 1

    Simple Passion

    ★★★★★

    Annie Ernaux

    Book 1

    La chacra de las fresias

    ★★★★★

    Emilia Pequeño Roessler

    Book 1

    The Woman Destroyed

    ★★★★★

    Simone de Beauvoir

    Book 1

    The Lover

    ★★★★★

    Marguerite Duras

    Book 1

    El cuerpo en que nací

    ★★★★★

    Guadalupe Nettel

    Book 1

    A Woman's Story

    ★★★★★

    Annie Ernaux